| MENSAGEM
  DO PRESIDENTE
| APRESENTAÇÃO| PARLAMENTOS
  MEMBROS
| PLANO DE ATIVIDADES
  2016-2018
| ÓRGÃOS| COMISSÕES
  ESPECIALIZADAS
| REDE DE MULHERES
  PARLAMENTARES
| PRESIDÊNCIAS
  ANTERIORES
| OUTRAS ATIVIDADES | LEGISLAÇÃO
  E DOCUMENTAÇÃO
| GALERIA MULTIMÉDIA | OUTRAS LIGAÇÕES
| PÁGINA INICIAL | APRESENTAÇÃO
 
APRESENTAÇÃO

III Assembleia Parlamentar da CPLP
A AP-CPLP é o órgão da CPLP que reúne as representações de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados das eleições legislativas dos respetivos países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) foi instituída pelo XII Conselho de Ministros da CPLP (Lisboa, novembro de 2007) e realizou a sua primeira reunião em São Tomé, capital da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em 27 e 28 de abril de 2009.
A Assembleia Parlamentar, fundada sobre o princípio de uma língua – a Língua Portuguesa - e de valores comuns, constitui um espaço de fortalecimento de laços de cooperação, de solidariedade e de intercâmbio entre os Parlamentos membros, com vista a contribuir para a consolidação da paz, da democracia e do Estado de Direito nos respetivos países. São estes os pilares sobre os quais estão alicerçados os objetivos consagrados no Estatuto e Regimento, instrumentos aprovados logo na sua primeira reunião.
A dimensão parlamentar da CPLP constitui-se no plano interventivo da defesa dos Direitos Humanos – das crianças, adolescentes e idosos, da igualdade e equidade do género e do combate ao segregacionismo – na implementação de estudos que visem o reforço da cooperação cultural, educativa, científica, tecnológica e ambiental e no relevante papel que desempenha na vertente da consolidação da cooperação política e económica.
O acompanhamento das atividades da CPLP e as recomendações dirigidas aos seus órgãos evidenciam o interesse da Assembleia Parlamentar na promoção das relações multilaterais, nos domínios mencionados.
A harmonização dos interesses comuns e a concertação de posições nos fora parlamentares internacionais conferem à Assembleia Parlamentar um desígnio singular, construído na base de um bloco unido pela mesma Língua.
A conciliação de interesses comuns no domínio da legislação e do controlo da ação do executivo, o desenvolvimento da troca de experiências entre parlamentares e funcionários, com base na organização de atividades de cooperação e de solidariedade convergem para o caminho que esta organização pretende percorrer, baseado na qualidade e na credibilização crescentes perante os desafios que se lhe apresentam na cena internacional.


No processo da sua construção, importa assinalar os momentos que, de uma forma mais relevante, contribuíram para a sua criação:

IV FORUM DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (FPLP), Brasília, 27 e 28 de janeiro de 2005 – no âmbito do Comunicado Final, a criação de um Grupo de Trabalho vocacionado para proceder à análise da criação da Assembleia dos Parlamentos da CPLP, consubstanciava uma das conclusões/propostas nele inscrito.

V FORUM DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (FPLP), Luanda, 8 e 9 de abril de 2006 – foi aprovado um programa anual de atividades, onde constava a criação do Grupo de Trabalho constituído por Angola, Moçambique e Portugal, para a elaboração de uma proposta de alteração ao Tratado da CPLP, no sentido da formalização de uma Assembleia Parlamentar da CPLP, a apresentar à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

No quadro das atividades relativas à comemoração do X Aniversário da criação da CPLP, em Lisboa, 11 de julho de 2006, o Presidente do V FPLP, Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Roberto de Almeida, representando o interesse de todos os Parlamentos, solicitou ao Presidente do Conselho de Ministros da CPLP que fosse submetida à Cimeira de Chefes de Estado a proposta de alteração dos Estatutos da CPLP, visando a constituição de uma Assembleia Parlamentar.

VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP/XI Reunião Ordinária do Conselho de MinistrosDeclaração de Bissau, de 17 de julho de 2006 – assinala a proposta do FPLP sobre a institucionalização de uma Assembleia Parlamentar da CPLP, passando a mesma a constituir um órgão da CPLP, reconhecido nos Estatutos.

VI FORUM DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (FPLP), Bissau, em 12 a 14 de outubro de 2007 – foram prestadas informações sobre a situação da institucionalização da Assembleia Parlamentar da CPLP.

XII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, Lisboa, 2 de novembro de 2007 – Resolução sobre o Estabelecimento da AP-CPLP – adota uma nova redação do artigo 8º dos Estatutos da CPLP (incluindo a Assembleia Parlamentar da CPLP como o órgão que reúne os Parlamentos nacionais dos Estados membros); introduz um novo artigo denominado “Assembleia Parlamentar da CPLP” e introduz correções na numeração dos artigos subsequentes.

VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP – Declaração de Lisboa, de 25 de julho de 2008 - foi sublinhada a necessidade de criação da Assembleia Parlamentar da CPLP, tendo sido os Parlamentos nacionais dos Estados membros exortados a dar corpo a esse órgão comunitário, tendo em vista o contributo para o reforço da atuação da CPLP e conferindo, desta forma, maior visibilidade e prestígio à Comunidade.

O FORUM DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (VII FPLP) reuniu pela última vez, em São Tomé e Príncipe, em 27 de abril de 2009, tendo a sua extinção antecedido a realização da I Assembleia Parlamentar da CPLP.
  Créditos. Administrador